domingo, 8 de novembro de 2009

Enade 2009 é domingo

Cerca de 1,1 milhão de estudantes do ensino superior participam da avaliação em 997 municípios brasileiros. Neste último período, a UNE obteve importantes conquistas nas discussões a respeito da constituição de mecanismos de avaliação e controle social das instituições universitárias do Brasil. A entidade agora luta pela implementação plena do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) é uma prova obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes das 16 áreas avaliadas este ano. Ele integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, suas habilidades e competências.

A UNE sempre defendeu que é necessário um sistema para avaliar o processo de ensino de forma mais plena, considerando os múltiplos aspectos dos cursos oferecidos. “Avaliar os estudantes é apenas um dos aspectos. É preciso um peso relativo, como a opinião dos alunos sobre o curso, a opinião da comunidade acadêmica, tem que haver o peso da interpretação sobre a infraestrutura oferecida, além de índice de qualificação dos professores”, enumera Augusto Chagas, presidente da UNE.


Na opinião dele, é preciso finalizar os ciclos de avaliação de cursos em 2010 para se obter o conjunto de todo o diagnostico a fim de se implementar Sinaes como um todo. Apesar disso, a UNE é contrária à obrigatoriedade do Enade. “Como não se trata de avaliação individual, o estudante não deve ser obrigado a fazer o exame caso não se sinta à vontade”, defende.

A novidade deste ano é que as provas serão aplicadas de maneira universal e não mais amostral, como nos anos anteriores. Isso significa que todos os alunos que começam e terminam os cursos selecionados têm participação obrigatória. Caso não participe, o estudante pode ser privado de se formar.

Ao todo, deverão participar 681.206 alunos ingressantes e 421.967 concluintes. Nesta sexta edição do exame serão avaliadas 16 áreas: agronomia (9.301 participantes); biomedicina (6.016); educação física (48.490); enfermagem (38.628); farmácia (19.090); fisioterapia (21.304); fonoaudiologia (2.585), medicina (9.879); medicina veterinária (9.027); nutrição (14.680); odontologia (9.493); serviço social (14.786); tecnologia em agroindústria (872); tecnologia em radiologia (5.019); terapia ocupacional (1.931) e zootecnia (4.318).

Para realizar a prova

Os participantes que não receberam o cartão de informação pelos Correios devem consultar seu local de prova na página eletrônica do Inep ou na coordenação de seu curso. A apresentação do cartão de informação não é imprescindível para a realização da prova. Basta o estudante ir ao local correto com documento oficial de identificação. A prova, com início previsto para às 13h, horário de Brasília, será aplicada neste domingo, 8, em 997 municípios.

Avaliações

Neste último período, a UNE obteve importantes conquistas nas discussões a respeito da constituição de mecanismos de avaliação e controle social das instituições universitárias do Brasil.

A partir da campanha do Boicote ao Enade realizada em novembro de 2008, obtivemos importantes conquistas, dentre elas, a inclusão do Enade na avaliação de cursos, o que diminui o peso da avaliação estudantil no sistema; a criação de um questionário estudantil, onde nós poderemos expressar nossa própria avaliação sobre as instituições de ensino, aumentando nosso protagonismo; a ampliação da rigidez dos critérios da avaliação das instituições de ensino superior.

A UNE agora luta pela implementação plena do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). A entidade considera necessário exigir a existência das CPAs (Comissões Próprias de Avaliação) nas universidades e um controle mais incisivo do MEC neste acompanhamentos das comissões, inclusive garantindo a participação estudantil; e o fim do ranqueamento dos resultados da avaliação.

Da Redação, com informações do Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário