domingo, 8 de novembro de 2009

Estudantes realizam o Enade em Guarapuava

Ao todo, 1.354 estudantes, de cursos de graduação de quatro instituições de ensino superior de Guarapuava, realizam o Enade, hoje, a partir das 13 horas (horário de Brasília). As provas serão aplicadas nos colégios estaduais do município. O ensalamento pode ser conferido na página do Inep: http://enade.inep.gov.br/enadeConsulta/site/pesquisarInscrito.seam?cid=147968 (copie e cole na sua barra de navegação).

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avaliará, em todo o Brasil, 15 cursos de graduação (administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro, turismo, estatística e relações internacionais) e sete na área tecnológica (design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais). O objetivo da prova é avaliar a qualidade dos cursos de graduação em instituições públicas e privadas de ensino superior. No país inteiro, deve realizar a prova 1,1 milhão de alunos.

O exame este ano tem caráter obrigatório, ao contrário do que ocorria anteriormente quando a escolha dos alunos era feita por amostragem. Assim, o estudante, que for escolhido e não comparecer a avaliação, perde o direito ao diploma ao final do curso. Serão obrigados a realizar a prova todos os alunos que ingressaram este ano, com pelo menos 7% do curso concluído até 31 de agosto, e estudantes que concluam o curso em 2009.

Em Guarapuava serão avaliados acadêmicos de 14 cursos de quatro faculdades e universidades – Unicentro, Faculdades Guarapuava, Faculdade Guiracá e Faculdade Campo Real – além de alunos com situação irregular junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A opinião dos estudantes

Alguns acadêmicos se mostram reticentes quanto à utilidade da prova. “Ao que parece, a prova não é uma coisa que realmente vai medir o desempenho dos estudantes. No nosso curso, por exemplo, usamos laboratórios de rádio, TV e foto. Como é que o Enade vai avaliar as matérias de laboratório por uma prova? Isso só deturpa como realmente é o ensino superior”, opina a estudante de Publicidade e Propaganda da Unicentro, Amanda de Oliveira.

A acadêmica de Jornalismo, Ádlia Tavares, também da Unicentro, concorda com a pouca efetividade da avaliação. “A intenção parece ser boa, avaliar os cursos universitários. Mas a proposta ainda é frágil, precisa ser reformulada. A gente vê escolas onde profissionais trabalham sem estrutura. Também existem profissionais de péssima qualidade. Fazer uma prova obrigatória não é o suficiente”, analisa.

Fonte: http://www.redesuldenoticias.com.br/noticias/noticia.asp?id=24422

Nenhum comentário:

Postar um comentário