terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nova diretoria do DCE assume dia 9 de setembro

O Diretório Central do Estudantes (DCE) da Unicentro confirmou a posse da nova diretoria para o dia 9 de setembro, às 19h, na Sala de Eventos do campus Santa Cruz, em Guarapuava. A eleição ocorreu em 2 de julho, quando a Chapa Movimento, liderada pelo acadêmico Luan Chagas, foi eleita por 73% dos votos. Cerca de 1,1 mil alunos votaram.
Logo após a eleição, o presidente eleito disse que pretende alterar a política de finanças do diretório, promovendo melhorias para a comunidade universitária. “Vamos mudar a estrutura física do DCE e buscar que os estudantes venham debater e participar. Nosso primeiro ato será uma grande assembleia com os alunos”. O líder da Chapa Movimento também destacou que será criada a Associação dos Moradores Universitários (AMU), que defenderá os direitos dos estudantes que residem em Guarapuava.
Carlos Eduardo Bortolin, atual presidente do DCE, fez um balanço do seu mandato, destacando que sua gestão reconstruiu as bases da representação estudantil da Unicentro. “Podemos nos orgulhar de ter quase a totalidade dos cursos com centro acadêmico (CA) formado e atuante. Agora, as reuniões departamentais, os conselhos setoriais, as comissões, as câmaras e os conselhos superiores tem representante discente”, afirmou o estudante.
Bortolin destacou ainda que a Unicentro é uma das únicas universidades públicas que utiliza, como identificação estudantil, a carteira da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também, que o DCE promoveu debates interessantes, como o que foi realizado com a banda cubana “Vocal Tempo” (onde foi debatido o regime socialista), entre os candidatos a prefeito de Guarapuava e também a sabatina entre candidatos a vereador.
“Levantamos uma bandeira de interesse municipal: o passe livre para estudantes secundaristas e universitários. Pois entendemos que uma cidade só se desenvolve com maior investimento na educação, com o fim da erradicação escolar e para isso precisamos aumentar o nível critico e cultural de seus habitantes. Portanto, o “passe livre” além se assistência estudantil imediata, contribuirá para o desenvolvimento futuro de Guarapuava e região”, arrematou o presidente do DCE, que destacou ainda outras realizações da diretoria.
“Evidente que não conseguimos realizar tudo que planejamos para nossa gestão. Volto a lembrar que nosso trabalho foi de reconstrução, pois quando fomos eleitos todas as portas encontravam-se fechadas. Com o fruto do nosso trabalho ganhamos respaldo dos acadêmicos e da administração da Universidade, que enxergou no DCE um parceiro para aprimorar e qualificar o ensino, a pesquisa e a extensão”, concluiu Bortolin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário