terça-feira, 20 de outubro de 2009

Construa seu Centro Acadêmico


Conquistar uma vaga na Universidade foi sem dúvida um grande desafio para todos nós. Afinal, noBrasil apenas 10% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior. Passar no vestibular e concluir um curso superior ainda é uma conquista possível a poucos brasileiros. Tiver a universidade para além da sala de aula faz parte da nossa formação acadêmica plena. Na universidade construímos ou consolidamos nossa visão de mundo e dentro dela também podemos ajudar a construir um país mais democrático e justo. É por isso mesmo que afirmamos quenos acomodar não pode ser uma opção.Depois do vestibular, muitas lutas nos aguardam. A batalha pela redução das mensalidades abusivas nas Universidades privadas, a luta por mais qualidade de ensino, pelo direito a termos bons professores, por mais livros na biblioteca, contra as taxas para prestação de serviços, por mais e melhores vagas nas Universidades públicas com mais verbas para a assistência estudantil.Para enfrentar esses desafios são essenciais a nossa união e organização. A UNE representa a força de milhares de Centros Acadêmicos espalhados por todo o Brasil. Força já demonstrada na luta pelo fim da ditadura, pelo impeachment do Collor, pelo fim do sucateamento das Universidades públicas, nas ocupações de reitoria por todo o Brasil. Outras várias ações que ilustram a vitalidade do Movimento Estudantil muitas vezes não são contadas nos livros de história, mas tem grande significado na construção de uma Universidade melhor e mais democrática: são as lutas desenvolvidas por cada estudante e Centro Acadêmico no seu cotidiano.
Com a colaboração dos CA's, nessa gestão realizamos grandes passeatas por todo o país; estamos formulando o projeto de Reforma Universitária da UNE; realizamos encontros de estudantes do PROUNI para aperfeiçoar esse programa de democratização do acesso à Universidade; efetivamos a consolidação de diversos Cucas (Centros Universitários de Cultura e Arte) Brasil a fora que agora organizam e convocam a 6ª Bienal de Arte e Cultura da UNE; demos passos decisivos no sentido de viabilizar a reconstrução da sede histórica da UNE na Praia do Flamengo, 132; lutamos pela legalização do aborto no Brasil; realizamos a 1ª Caravana da UNE que percorrerá todos os 27 estados do Brasil debatendo comportamento, saúde e educação; homenageamos, 40 anos depois, todos aqueles que fizeram de maio de 68 um momento antológico para o mundo.
É para que você faça parte dessa história com a gente que a União Nacional dos Estudantes convida você a construir o Centro Acadêmico de seu curso. Organizando seu CA, além de ampliar os direitos e conquistas dos estudantes do seu curso, você estará ajudando a construir um Movimento Estudantil ainda mais forte. Construa agora seu CA e venha participar do 12º CONEB (Conselho Nacional de Entidades de Base) da UNE que será realizado entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2009 na cidade de Salvador, Bahia.
Agora é com você. Reúna a galera e ajude a escrever uma nova página na história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário